Verifique com regularidade a pressão dos pneus
Esteja atento à profundidade do piso dos pneus. A altura mínima do desenho do piso é de 1,6 mm. No entanto, um piso inferior a 3,5 mm já oferece poucas garantias de segurança.
Observe se há desgastes anormais, cortes ou deformações dos pneus.
De 10.000 em 10.000 Kms faça a rotação dos pneus de trás para a frente e vice-versa.
Não esqueça de verificar as condições do pneu sobressalente.
Equilíbrios
Deve-se equilibrar as rodas fundamentalmente para:
Evitar as vibrações do veículo.
Reduzir o desgaste prematuro dos órgãos da suspensão e da direcção.
Reduzir o desgaste dos pneus.
Ter uma condução mais confortável.
Válvulas
As válvulas sob a acção de força centrifuga a que estão sujeitas, envelhecem e deterioram-se com relativa rapidez. Ao substituí-las garante:
Maior estanquicidade dos pneus
Pressão correcta por mais tempo
Menor desgaste dos pneus
Maior segurança na condução
Alinhamentos
O alinhamento incorrecto é a principal causa de desgaste acelerado dos pneus. Com o tempo, um veículo correctamente alinhado pode acrescentar milhares de Kms à duração dos pneus, proporcionando maior segurança e economia.
Deve alinhar a direcção sempre que:
Verifique um desgaste desigual, ou excessivo dos pneus.
Sempre que o veículo “puxar” para o lado (esquerdo/direito)
O volante esteja descentrado quando o veículo se move a direito
Notar consumos excessivos de combustível.